IA no Varejo 2025: insights que definem
o futuro do setor

Descubra como a inteligência artificial está transformando a eficiência, o atendimento e a competitividade das empresas de varejo no Brasil.

Entre junho e agosto de 2025, a Zucchetti e a Central do Varejo ouviram mais de 370 profissionais do setor.

O estudo mostra que a IA já deixou de ser tendência para se consolidar como diferencial competitivo, além de revelar dados sobre crescimento, desafios e expectativas do varejo brasileiro.

A Divisão Digital do

Varejo Brasileiro

59%

das empresas já utilizam IA.

57%

das aplicações estão ligadas a marketing e conteúdo.

78%

dos participantes utilizam

IA diariamente.

O Momento de Mudança Chegou

87,5%

perceberam aumento de eficiência.

90%

das empresas usuárias estão satisfeitas e querem ampliar o uso.

A diferença entre adotar ou não IA pode definir a sobrevivência no mercado nos próximos 10 anos.

70%

Empresas

Não-Usuárias

não utilizam IA por desconhecimento.

60%

acreditam que o investimento em treinamento (upskilling) é o primeiro passo.

Propostas

projetos-piloto, parcerias tecnológicas e roadmap gradual.

Áreas de Maior

Interesse

73%

veem no atendimento ao cliente a maior oportunidade para IA.

IA é vista como facilitadora para experiência, eficiência e personalização.

Projeções

Futuras

Consolidação da IA como padrão no varejo.

Surgimento de modelos “IA-first”.

Pressão crescente sobre os não-adotantes.

Panorama do

Varejo em 2025

Os números mostram que o setor vive um momento de virada:

42%

dos varejistas projetam crescimento já nos próximos 12 meses.

40%

reconhecem que o mercado brasileiro segue desafiador, mas com estabilidade.

36%

demonstram confiança no futuro do varejo em sua região.

Na pesquisa, o futuro do varejo envolve tanto a IA quanto os impactos da Reforma Tributária.

41%

apontam a carga tributária como principal obstáculo ao crescimento.

55%

acreditam que a Reforma Tributária terá forte impacto no dia a dia das operações.

Enquanto a IA redefine a forma de competir, os varejistas buscam clareza sobre como se preparar para o novo cenário tributário.


Pensando nisso, a Zucchetti oferece um curso gratuito de Reforma Tributária para apoiar o setor na adaptação.

O desafio do varejo em 2025 não é adotar IA, mas superá-la na forma de uso frente à concorrência.